28 de dezembro de 2011

Recursos para ESP

Encontrei um blog com vários recursos e artigos sobre ESP e gostaria de compartilhar com vocês. São tantos recursos que ainda não consegui ver todos, mas estou chegando lá.

http://espsig.iatefl.org/newsletters/index.html

Nessa página você encontrará o índice dos artigos, são muitos e não li nem a metade, durante as férias vou pesquisar para criar atividades sob uma nova ótica.

Boas férias a todos!

Zailda Coirano

Website ǀ SOS Idiomas ǀ Facebook ǀ Twitter ǀ Web rádio (em breve)

11 de dezembro de 2011

Dr. House–medicina e enfermagem

220px-Hugh_Laurie_2009Além de ser uma boa fonte para a prática do inglês de modo geral, também podemos usar o seriado “House” para ensinar ESP. Se você tem alunos médicos, enfermeiros ou psícólogos o seriado é uma boa opção para inserir o ensino do idioma diretamente no contexto profissional deles.

Deixei a escola onde trabalhava e a partir de segunda-feira começarei a assistir os seriados e a preparar apostilas para uso tanto no ensino de ESL quanto ESP. Se você tiver sugestões, basta entrar em contato comigo pelo formulário de contato do blog.

Caso tenha interesse você também pode inscrever-se no grupo ESP English for Specific Purposes, e aguardar até que sua inscrição seja aprovada. Para garantir que isso aconteça, ao inscrever-se forneça todos os dados pedidos e informe como ficou sabendo do grupo.

Zailda Coirano

Website ǀ SOS Idiomas ǀ Facebook ǀ Twitter ǀ Web rádio (em breve)

27 de novembro de 2011

Uso de seriados em ESP

houseA proposta é usar seriados para ensinar e praticar ESP e sugiro o uso de alguns seriados que acompanho:

House

Claro, perfeito para quem estuda medicina ou enfermagem. Além de conter uma vasta lista de nomes de doenças e sintomas também usa muitas palavras relacionadas a partes e órgãos do corpo, seu funcionamento e também procedimentos hospitalaares.

O seriado também é muito interessante porque mostra as enfermidades à medida em que são descritas. Não é necessário passar todo o seriado, apenas as cenas que interessam ou que podem ser aproveitadas para a prática e aprendizado do idioma.

Law & Order

O seriado é útil para quem estuda direito ou trabalha em atividades relacionadas à polícia. Tem muito vocabulário relacionado a procedimentos policiais, tipos de crimes e criminosos, tribunais, julgamentos, etc.

Podem ser apresentadas apenas as cenas onde aparecem palavras que se relacionam diretamente ao vocabulário estudado. Pode ser usado para introduzir ou praticar, também uma fonte útil para trabalhar pronúncia e compreensão auditiva.

Medical Detectives

O seriado é muito interessante e pode ser usado em diversas áreas: medicina, direito, policial, engenharia genética, etc. A cada episódio podem ser separadas cenas que se aplicam a diversas áreas.

O seriado mostra os procedimentos realizados para se chegar à solução de um crime, mostra-se o trabalho dos diferentes profissionais que colaboraram e estes podem ser mecânicos, fotógrafos, químicos, médicos, etc. Daí a necessidade de assistir e selecionar as cenas que serão usadas.

Zailda Coirano

Website ǀ SOS Idiomas ǀ Facebook ǀ Twitter ǀ Web rádio (em breve)

6 de setembro de 2011

Recursos para a sala de aula

grupos int textosComo acontece o aprendizado? Podemos dizer que houve ensino se o aprendizado não se concretiza?

Seria como se um médico - cujo paciente acaba de morrer - dissesse:

- Eu o curei, se ele não sarou é problema dele.

Como favorecer a prática e manter o interesse dos alunos nas atividades que estão executando? Como fazer com que sejam parte ativa no próprio aprendizado?

Preparei uma apresentação que talvez lhe dê algumas ideias úteis na sua batalha diária.

 

rodapé do blog (verde)

4 de agosto de 2011

Inglês para a área de Direito

55406026_1Vocês sabem que eu vivo fuçando a internet em busca de coisas interessante, engraçadas ou úteis. Pois numa dessas buscas encontrei essa maravilha, que agora compartilho com vocês. Encontrei um blog com muitos recursos para ESP na área de Direito.

O blog também tem dicas de pronúncia, inglês para médicos, simulações de entrevistas de emprego. Em suma, é uma maravilha. Segue o link abaixo:

Blog Professor Inglês

 

Leia também:

O que é ESP

Recursos para inglês instrumental

Material didático:

Apostilas de inglês

Apostilas de espanhol

Apostilas de português 

rodapé blog (cinza)

Website

Twitter

Facebook

26 de julho de 2011

Recursos para Inglês Instrumental

untitledO que chamamos de “inglês instrumental” ou “English for Specific Purposes” (ESP) é uma área na qual sempre teremos que criar recursos para melhor atender aos objetivos específicos de nossos alunos. Algumas áreas do ESP são melhor cobertas com livros e sites, mas nem sempre encontramos exatamente o que procuramos.

Por isso fiquei tão contente quando encontrei essa “pérola”, uma página com dezenas de sites com recursos e ideias para usar em aulas de ESP e que você poderá acessar clicando aqui.

Muitos colegas se queixam de que não encontram recursos suficientes ou que estão meio “perdidos” – porque nem sempre o professor é especialista na área na qual o aluno está interessado. Pesquisar é a mola mestra para conseguir ideias e apostilas - bem como outros recursos - para programar suas aulas.

Neste blog você irá encontrar algumas apostilas para baixar, ideias e também links para grupos que trocam trabalhos especialmente criados para cursos de ESP.

Caso esteja interessado, procure o link do grupo na barra lateral e submeta seu pedido de inscrição.

Leia também:

At the bank (2)

At a hotel (part I)

roxinha

16 de maio de 2011

O que é ESP

britame1A sigla corresponde a “English for Specific Purposes”, mas isto apenas não dá uma ideia do que seja ou do que se ensine sob essa sigla. Na verdade o ESP é o que se chama “inglês instrumental” ou “comercial”. Trata-se de ensinar inglês para quem quer aprender para fins específicos: viagem de negócios ou lazer, teste em áreas específicas – medicina, direito, informática, etc., entrevista de emprego, curso de especialização, etc...

O que ensinamos

O foco irá depender em grande parte do propósito do aluno. Se for para uma viagem de negócios ou lazer, por exemplo, o foco será a conversação. Como vocabulário apresentaremos hotel, aeroporto, meios de transporte, teatro, cinema, supermercado, farmácia, englobando na medida do possível e sempre que a carga horária permitir o máximo de vocabulário e prática oral / auditiva dentro do universo de um viajante.

Se o aluno quer aprender para fazer um teste nosso foco será a escrita, e sempre dirigiremos o vocabulário ao que será empregado na área do aluno, seja direito, filosofia ou arquitetura.

Quando o aluno está se preparando para uma especialização também incluiremos interpretação de textos, pois será extremamente necessária na consulta de livros e sites que apresentam o conteúdo que irá precisar.

Gramática

A gramática é apresentada nos cursos de ESP sempre em “doses homeopáticas”, aqui e ali quando necessária, mas apenas como suporte para que a habilidade escrita / oral do aluno não seja comprometida com sua falta. Não há “listas de verbos” para decorar nem dezenas de regras, apenas uma curta explicação e alguns exercícios sobre os temas principais para que o aluno possa desenvolver-se com alguma base e não fuja completamente da norma “culta” do idioma.

Formal ou informal?

Também é muito importante que o aluno – principalmente o que vai viajar – entenda e aprenda a usar as linguagens formal e informal, que não são levadas muito em conta em nosso país, mas que são tremendamente importantes em outros de idioma inglês. Como não damos muita importância a essas variações no Brasil, é necessário deixá-las bem claras na cabeça do aluno, evitando-se que cometa “gafes” ou que se meta em situações vexatórias ou até mesmo perigosas quando em outro país.

Material

Como o curso irá depender principalmente das necessidades do aluno, não existe um curso específico e completo de ESP. Cada professor irá usar ou preparar o material que preencha os requisitos exigidos por seu aluno. Algumas variações são encontradas em livros (como inglês para especialização em direito, medicina, e outros cursos mais “frequentados”) mas em alguns casos teremos que criar material específico para determinado aluno, o que encarece o curso, que normalmente é mais caro que um curso regular e “genérico”.

Onde aprender

Bons cursos normalmente oferecem algum material para alunos com necessidades específicas, normalmente em estágios avançados. Isso significa que após um ano, dois ou até mais tempo dependendo da escola, o aluno será apresentado a situações específicas: escritório, hospital, hotel, etc. Alguns cursos já fornecem esse contato já no estágio intermediário ou até no final do estágio elementar, mas isso sempre significa pelo menos um ano até ter uma breve introdução aos tópicos em geral, o que normalmente não preenche os requisitos indispensáveis para que o aluno se aprofunde no tema que realmente precisa aprender.

O que encontramos são alguns cursos e livros específicos, mas na maioria quem precisa de um curso específico precisa encontrar um professor particular que literalmente crie um curso que irá conter exatamente o que seu aluno precisa aprender.

Diferenças entre cursos

Vemos então que os cursos de ESP são em sua maioria curtos e mesmo os que contam com uma carga horária privilegiada tendem a durar menos de um ano. Trata-se de aprender o máximo possível num curto espaço de tempo. Para conseguir-se esse objetivo a carga horária semanal pode variar entre 3 e até 12 horas semanais.

É claro que em grande parte essa carga horária intensa se deve ao fato de que a maioria dos alunos só procura um profissional quando já não é mais possível adiar a aquisição de conhecimento e prática, procuram um professor pedindo um curso no qual comecem a falar ou escrever “ontem”.

Com muito vocabulário é necessária também muita prática para que o aluno não apenas entenda como aprenda como usar e se habitue com as novas estruturas. Daí a fama dos cursos de ESP de serem “chatos”. Não necessariamente, porque sempre é possível tornar a aula mais interessante introduzindo-se jogos e role-playings, que inclusive possibilitam uma interação maior do aluno e consequentemente uma aquisição mais extensa e rápida dos conteúdos apresentados.

Utilizando-se a internet e suas ferramentas de ensino (jogos e testes interativos, sites com recursos diferenciados, wikis onde o aluno tem a oportunidade de interagir direta e positivamente com a matéria e seu desenvolvimento), pode-se também tornar o aprendizado mais efetivo e interessante, mesmo que o conteúdo seja extenso e o tempo de aplicação seja o curto.

Material diferenciado

Dentro de um grupo ou wiki podemos trocar material diferenciado e original para usar com nossos alunos, ou mesmo trocar ideias sobre como usá-lo. Caso você seja professor de inglês e precise de material específico, talvez queira visitar nosso grupo, onde trocamos nosso material para cursos com conteúdos específicos.

Para tornar-se membro do grupo, visite o link abaixo, solicite inscrição e aguarde sua aprovação. Preencha corretamente o formulário de inscrição ou sua solicitação será recusada.

Grupo English for Specific Purposes (Inglês Instrumental)

blue

 

Leia também:

Como baixar as apostilas do Google Docs

At the bank

20 de março de 2011

At the bank (2)

at the bank 2Essa apostila contém diálogos com vocabulário usado em bancos e também dinheiro americano. Adicionei exercícios de vocabulário e interpretação de textos.

A apostila também contém um guia curto do uso de “can” e depois alguns exercícios de gramática, mais voltados para o uso do modal.

Para fazer o download do arquivo em formato pdf clique no link abaixo, a figura foi usada apenas para ilustrar a postagem.

AT THE BANK (2) – DOWNLOAD

blue2

6 de fevereiro de 2011

Como baixar as apostilas do Google Docs

As apostilas publicadas nos meses de fevereiro e março estão hospedadas no Google Docs. Você não precisa ter uma conta no Google Docs ou um email do Gmail para fazer o download, qualquer pessoa que clique no link conseguirá visualizar ou baixar, seguindo os procedimentos abaixo.

Vou tomar como exemplo uma publicação de meu blog Inglês Com Música, com a música da Alanis “Thank U”. Veja a imagem abaixo:

Download Google Docs

Você pode ver na imagem acima o título da postagem (Thank U – Alanis Morissette), a imagem da apostila que usei para ilustrar (está reduzida, serve apenas para ilustração), a postagem e um link com o título da apostila logo acima da minha assinatura. Este é o link para fazer o download (Alanis – Thank U (Download)). Quando você clicar nesse link outra página se abrirá, já no Google Docs. Veja a imagem abaixo:

Download Google Docs 3

Isso é o que você verá após clicar no link para download como explique anteriormente. Se não entendeu direito, leia de novo a parte que está acima dessa imagem aí em cima. No centro você verá a apostila aberta e poderá ler todas as páginas com os controles que aparecem do lado direito da apostila, como você vê na imagem que aparece aí em cima. Agora veja a imagem abaixo, com os controles do lado esquerdo da apostila no Google Docs:

Download Google Docs 2

Como você pode ver, na parte de cima (lado esquerdo da apostila) há dois links: “file” e “view”. Vamos ver o que acontece quando você clica primeiro link “view”? Veja abaixo:

Download Google Docs 4

Veja as opções que aparecem quando você clica no link “view” na imagem aí em cima:

- search the document –> Você poderá buscar por palavras, frases, ou simplesmente qualquer coisa que queira.

- download original –> Se eu tivesse colocado aí um documento do Word (doc) e você clicasse aí, baixaria o documento no formato doc, como o original.

- save in Google Docs –> Vamos supor que você queira salvar o documento, não esteja em casa (no seu computador) e já tenha uma conta no Google Docs (ou queira criar uma, como explicarei em outra postagem). Basta clicar aí, será pedido seu login a senha no Google Docs, escolha a pasta (coleção) à qual deseja adicionar esse documento e ele irá para a sua pasta do Google Docs, disponível quando você quiser, em qualquer computador com o qual acessar sua conta, bastanto fazer login e poderá imprimir ou baixar para seu computador.

- print (PDF) –> Clicando nessa opção você fará o download de uma cópia em PDF (mesmo que eu tenha feito upload de um documento do Word (doc) para impressão.

Agora veja abaixo o que acontece se você clicar em “print”:

Download Google Docs 5

Como eu disse, a opção “print” fará o download de uma cópia do documento em formato PDF. No meu caso, como eu uso o Firefox, veja a opção que apareceu (caixa de diálogo de download). Selecione a opçao “download”. Se selecionar “abrir com” você irá abrir o documento no seu computador mas depois ele vai “sumir”, não será salvo. Então se quiser guardar o documento para imprimir mais tarde ou para ter uma cópia para usar de novo quando quiser, selecione “download” ou “salvar”, dependendo do navegador que esteja usando.

Veja agora a opção seguinte na imagem abaixo:

Download Google Docs 6

Assim que marcar a opção e der “OK”, vai abrir essa “janela” no seu windows explores, para você escolher a pasta onde quer guardar o documento, dando também a opção de modificar o título (caso queira substituir por um que faça mais sentido para você, ou queira adicionar alguma informação, como o local de onde baixou, por exemplo (caso queira voltar para baixar mais apostilas semelhantes). Escolha a pasta (no caso, se olhar na parte de cima da janela, eu escolhi “downloads”. Onde está “nome” faça as modificações que quiser no título, deixe como está para não mudar nada. Depois clique em “salvar”, na parte de baixo da janelinha.

Veja na imagem abaixo as opçõs se você clicar no segundo link no Google Docs (View):

Download Google Docs 7

Clicando no segundo link (como você pode ver na imagem acima) você tem opções diferentes, apenas para visualizar a apostila (no caso de querer ler tudo e verificar antes de decidir se realmente quer fazer o download:

- zoom in (aumenta a apostila para você ver mais detalhes)

- zoom out (volta ao tamanho normal, como você veria em seu pc a 100%)

Download Googe Docs 8

- fit page to screem (a apostila tomará toda a tela e você vai ver todos os detalhes – para voltar ao normal basta clicar em “view” de novo e desmarcar a opção.

Download Google Docs 9

- fit two pages to screem (você vai ver as páginas de 2 em 2 em sua tela. Para voltar ao normal, clique em “view” novamente e desmarque essa opção.)

Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida sobre como baixar ou imprimir as apostilas do Google Docs (lembre-se que eu guardei todas as apostilas publicadas nos meus blogs em fevereiro e março de 2011 lá, se quiser usar alguma coisa é interessante aprender), basta colocar um comentário que ajudarei na medida do possível.

Em breve vou publicar um tutorial sobre como abrir e usar uma conta no Google Docs.

Floreada marron claro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...