16 de maio de 2011

O que é ESP

britame1A sigla corresponde a “English for Specific Purposes”, mas isto apenas não dá uma ideia do que seja ou do que se ensine sob essa sigla. Na verdade o ESP é o que se chama “inglês instrumental” ou “comercial”. Trata-se de ensinar inglês para quem quer aprender para fins específicos: viagem de negócios ou lazer, teste em áreas específicas – medicina, direito, informática, etc., entrevista de emprego, curso de especialização, etc...

O que ensinamos

O foco irá depender em grande parte do propósito do aluno. Se for para uma viagem de negócios ou lazer, por exemplo, o foco será a conversação. Como vocabulário apresentaremos hotel, aeroporto, meios de transporte, teatro, cinema, supermercado, farmácia, englobando na medida do possível e sempre que a carga horária permitir o máximo de vocabulário e prática oral / auditiva dentro do universo de um viajante.

Se o aluno quer aprender para fazer um teste nosso foco será a escrita, e sempre dirigiremos o vocabulário ao que será empregado na área do aluno, seja direito, filosofia ou arquitetura.

Quando o aluno está se preparando para uma especialização também incluiremos interpretação de textos, pois será extremamente necessária na consulta de livros e sites que apresentam o conteúdo que irá precisar.

Gramática

A gramática é apresentada nos cursos de ESP sempre em “doses homeopáticas”, aqui e ali quando necessária, mas apenas como suporte para que a habilidade escrita / oral do aluno não seja comprometida com sua falta. Não há “listas de verbos” para decorar nem dezenas de regras, apenas uma curta explicação e alguns exercícios sobre os temas principais para que o aluno possa desenvolver-se com alguma base e não fuja completamente da norma “culta” do idioma.

Formal ou informal?

Também é muito importante que o aluno – principalmente o que vai viajar – entenda e aprenda a usar as linguagens formal e informal, que não são levadas muito em conta em nosso país, mas que são tremendamente importantes em outros de idioma inglês. Como não damos muita importância a essas variações no Brasil, é necessário deixá-las bem claras na cabeça do aluno, evitando-se que cometa “gafes” ou que se meta em situações vexatórias ou até mesmo perigosas quando em outro país.

Material

Como o curso irá depender principalmente das necessidades do aluno, não existe um curso específico e completo de ESP. Cada professor irá usar ou preparar o material que preencha os requisitos exigidos por seu aluno. Algumas variações são encontradas em livros (como inglês para especialização em direito, medicina, e outros cursos mais “frequentados”) mas em alguns casos teremos que criar material específico para determinado aluno, o que encarece o curso, que normalmente é mais caro que um curso regular e “genérico”.

Onde aprender

Bons cursos normalmente oferecem algum material para alunos com necessidades específicas, normalmente em estágios avançados. Isso significa que após um ano, dois ou até mais tempo dependendo da escola, o aluno será apresentado a situações específicas: escritório, hospital, hotel, etc. Alguns cursos já fornecem esse contato já no estágio intermediário ou até no final do estágio elementar, mas isso sempre significa pelo menos um ano até ter uma breve introdução aos tópicos em geral, o que normalmente não preenche os requisitos indispensáveis para que o aluno se aprofunde no tema que realmente precisa aprender.

O que encontramos são alguns cursos e livros específicos, mas na maioria quem precisa de um curso específico precisa encontrar um professor particular que literalmente crie um curso que irá conter exatamente o que seu aluno precisa aprender.

Diferenças entre cursos

Vemos então que os cursos de ESP são em sua maioria curtos e mesmo os que contam com uma carga horária privilegiada tendem a durar menos de um ano. Trata-se de aprender o máximo possível num curto espaço de tempo. Para conseguir-se esse objetivo a carga horária semanal pode variar entre 3 e até 12 horas semanais.

É claro que em grande parte essa carga horária intensa se deve ao fato de que a maioria dos alunos só procura um profissional quando já não é mais possível adiar a aquisição de conhecimento e prática, procuram um professor pedindo um curso no qual comecem a falar ou escrever “ontem”.

Com muito vocabulário é necessária também muita prática para que o aluno não apenas entenda como aprenda como usar e se habitue com as novas estruturas. Daí a fama dos cursos de ESP de serem “chatos”. Não necessariamente, porque sempre é possível tornar a aula mais interessante introduzindo-se jogos e role-playings, que inclusive possibilitam uma interação maior do aluno e consequentemente uma aquisição mais extensa e rápida dos conteúdos apresentados.

Utilizando-se a internet e suas ferramentas de ensino (jogos e testes interativos, sites com recursos diferenciados, wikis onde o aluno tem a oportunidade de interagir direta e positivamente com a matéria e seu desenvolvimento), pode-se também tornar o aprendizado mais efetivo e interessante, mesmo que o conteúdo seja extenso e o tempo de aplicação seja o curto.

Material diferenciado

Dentro de um grupo ou wiki podemos trocar material diferenciado e original para usar com nossos alunos, ou mesmo trocar ideias sobre como usá-lo. Caso você seja professor de inglês e precise de material específico, talvez queira visitar nosso grupo, onde trocamos nosso material para cursos com conteúdos específicos.

Para tornar-se membro do grupo, visite o link abaixo, solicite inscrição e aguarde sua aprovação. Preencha corretamente o formulário de inscrição ou sua solicitação será recusada.

Grupo English for Specific Purposes (Inglês Instrumental)

blue

 

Leia também:

Como baixar as apostilas do Google Docs

At the bank

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...